2
respostas

Minhas páginas estão concorrendo entre si? (SQUARESPACE)

Olá, pessoal! Tudo bem?

Comecei o curso de SEO com uma dúvida e não consegui resolvê-la durante as aulas, por isso recorro ao fórum. Minha questão tem a ver com o uso de palavras-chave repetidas nas meta descriptions de várias páginas e também sobre melhorar rankeamento de um site com pouquíssimo conteúdo, mas vou explicar o contexto:

Um dos sites que administro foi construído no Squarespace e sua estrutura é bem simples - ele é uma forma de divulgar um aplicativo e, ao mesmo tempo, contar sobre as tecnologias usadas nele (que se tornaram buzz words nos últimos tempos).

Os conteúdos de cada uma das minhas páginas são curtos e um tanto abstratos. Por exemplo: Home; Saiba Mais; Equipe; Missão; Funcionalidades... ao usuário, inclusive, todas essas páginas aparecem diretamente na home, como blocos de conteúdos.

Minhas palavras-chave são: aplicativo de X, Tecnologia X, Tecnologia Y, Tecnologia Z e o próprio nome do app.

Minha questão é que o squarespace me permite personalizar SEO Title, description e slug para cada uma dessas páginas. E eu criei titles, slugs e descriptions únicos para cada uma delas, mas basicamente todas as descriptions incluem as mesmas palavras-chave (com poucas variações) e como os textos são curtos, não tenho muito como repetir essas palavras-chave nos conteúdos.

Isso prejudica o desempenho do meu site?

Como posso fazer para melhorar o rankeamento da minha Home em uma situação como essa?

Criar um sitemap indicando que a home tem maior prioridade que as outras páginas ajudaria?

De maneira geral, como vocês lidariam com o site desse tipo? Só link building e blog poderiam "salvá-lo"?

O conteúdo é super específico e tenho certeza que o fluxo de acessos não será alto, mas confesso que numa página assim, com pouco conteúdo, sem blog, e construída no squarespace, não sei se minha abordagem foi a mais adequada.

Se tiverem algum outro fórum mais adequado pra essa discussão, podem me indicar também.

Obrigada!

2 respostas

Oi, gente! Sei que é um questionamento longo, mas será que alguém pode me ajudar?

Se conhecerem algum outro fórum em que eu possa conversar sobre o assunto, aceito indicações.

Oi Karina, tudo bem? Eu pessoalmente acho que se é uma página para falar sobre um app x e não tem muito conteúdo, eu sugeriria ter uma página só, uma landing page. Achei esse artigo sobre dicas de como pensar no seo desse tipo de página: https://moz.com/blog/landing-pages-for-seo

Geralmente as páginas de "como funciona", devem ser bem descritivas, explicando detalhes de como o app funciona e como geralmente isso pode ser longo, acho que faz sentido ter uma nova página.

Talvez uma página de FAQ também ajude e dê espaço para você explorar palavras-chave pensando no que as pessoas perguntariam sobre o App.

Se pensar bem, as funcionalidades do app podem virar keywords facilmente. Afinal, as pessoas podem pesquisar por esses temos também.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software