Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

Minhas linguagens não verbais

Percebo que, quando fico nervosa, minha voz tende a ficar tremida e evito manter contato visual direto. Também tenho o hábito de mexer no cabelo, o que demonstra minha insegurança naquele momento. Esses sinais acabam revelando o meu medo de errar ou de passar alguma informação incorreta, mesmo quando estou bem preparada.
Ao mesmo tempo, reconheço que identificar esses comportamentos já é um passo importante para melhorar.

1 resposta

Oi, Maria. Tudo bem com você?

É muito importante reconhecer como a sua linguagem não verbal se manifesta em situações de nervosismo. Como você pontuou, a voz trêmula, a falta de contato visual e o hábito de mexer no cabelo são sinais que demonstram insegurança. Ao identificar esses comportamentos, você já deu um passo significativo para aprimorar sua comunicação.

O seu relato traz um ponto importante sobre a autoconsciência. Isso demonstra um conhecimento sobre como você reage em momentos de pressão. Saber como seu corpo e voz se expressam é o primeiro passo para desenvolver um controle maior sobre essas reações.

Um passo possível é praticar a respiração lenta e profunda antes de uma apresentação ou conversa importante. Isso pode ajudar a acalmar o corpo e a voz. Tente focar em um ponto no horizonte para manter o contato visual de forma mais natural, em vez de olhar fixamente para uma pessoa.

Obrigado por compartilhar sua reflexão.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!