Sempre que começo algo me sinto motivado, empolgado mais com o passar do tempo acabo me desmotivado acabo sempre perdendo o foco e mudando minha atenção, estou tentando melhorar meu foco no objetivo.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sempre que começo algo me sinto motivado, empolgado mais com o passar do tempo acabo me desmotivado acabo sempre perdendo o foco e mudando minha atenção, estou tentando melhorar meu foco no objetivo.
Oi, João! Como está?
Entendo perfeitamente o que está passando, essa situação é mais comum do que você imagina, então fique tranquilo. Muitas pessoas iniciam um projeto ou um curso com muita energia e motivação, mas com o passar do tempo, essa empolgação inicial pode diminuir.
Aqui vão algumas sugestões que podem te ajudar a manter o foco e a motivação nos estudos:
Estabeleça metas claras e realistas, tendo um objetivo bem definido pode ajudar a manter o foco;
Crie um cronograma de estudos, organizando os horários e os momentos em que você pode se dedicar 100% a sua tarefa;
Faça pausas regulares, garantindo que a sua tarefa seja feita com bastante qualidade e atenção. Isso evita picos de cansaço e de estresse!
Pratique a autocompaixão! Lembre-se de que é normal ter dias menos produtivos e que está tudo bem se você não conseguir cumprir tudo o que planejou para um determinado dia. Não se cobre demais, isso pode gerar ansiedade e prejudicar seu desempenho :)
Busque por outras pessoas com interesses similares, isso te ajudará a manter o foco.
Espero que essas dicas sejam úteis, João! Sempre que precisar, conte com o fórum.
Um abraço!