2
respostas

Minhas barreiras físicas e emocionais

Distrações na internet como redes sociais, sites e e-mail
Achar que não tem as habilidades para crescer na área de programação.

2 respostas

Oi Rebeca! Entendo perfeitamente o que você está passando. A internet é um universo de distrações, né? É super normal a gente se perder em redes sociais, e-mails e sites aleatórios quando a gente devia estar focado nos estudos.

A real é que a gente não precisa ser perfeito. O importante é dar um passo de cada vez. Para essa questão da distração, que tal tentar algumas estratégias simples? Existem extensões de navegador tipo o "StayFocusd" ou o "BlockSite" que podem te ajudar a bloquear esses sites que te sugam o tempo. E, para os e-mails, você pode desativar as notificações e definir horários fixos para checá-los. Além do mais, precisamos(eu também) de recordar que a satisfação do resultado que atingimos com o foco certo é muito mais prazerosa que os estímulos que as distrações da internet trazem. São como algodão doce, é bonito, aromárico mas quando colocamos na boca ele derrete e vai embora em alguns minutos.

Sobre a insegurança com a programação, pode ter certeza que todo mundo se sente assim no começo. É um campo gigantesco e é impossível saber tudo. A chave é focar em uma coisa de cada vez e comemorar as pequenas vitórias. Em vez de pensar que você não tem as habilidades, pense que está construindo-as aos poucos. Continue praticando, faça pequenos projetos e procure por comunidades online. Ver o progresso de outras pessoas (e o seu próprio!) é um super motivador. E sem comparativos!

Não desanima, você está no caminho certo! A jornada é sua, no seu ritmo.

Gostei das dicas, começarei a colocar em prática a partir de hoje, muito obrigada, Frederico!