1
resposta

Minhas barreiras físicas e emocionais

Das barreiras físicas e emocionais a que mais me tira o foco são:

• Distrações na internet como redes sociais, sites e e-mail
  • Pop-ups e atualizações no celular de aplicativos como Whatsapp
  • Mindset fixo, achar que não tem as habilidades para crescer
  • Espaço físico inadequado para estudos e planejamento
  • Situações ou problemas ainda não resolvidos no trabalho, ou até mesmo da vida pessoal.
    Essas são as barreiras que atrapalham o meu foco mas alguma delas já estão resolvendo como deixar o celular desligado na hora do estudo, fechar abas do computador deixando só a do curso,para os mentais estou usando as dicas de respiração e meditação para acalmar aliviar ansiedade e pensamentos de incapacidade está ajudando um pouco rsrs. Ainda não possuo um local adquado para o estudo, por enquanto só tenho espaço na sala de casa divido espaço com a tv, para não ter distrações estou buscando horarios a noite, madrugada ou manhã cedo. e dessa forma vamos tentando escapar desas barreiras e buscar exito nos estudos, é difícil mas eu vou conseguir !
1 resposta

Olá, Glisan! Tudo bem?

Primeiramente, parabéns por identificar suas barreiras e já estar tomando medidas para superá-las. Isso já é um grande passo! Vamos falar um pouco sobre cada uma delas e te trarei algumas dicas adicionais.

1. Distrações na internet e celular: Você já está no caminho certo ao desligar o celular e fechar abas desnecessárias. Outra dica é usar extensões de navegador que bloqueiam sites de redes sociais durante o tempo de estudo, como o StayFocusd para Chrome. Para o celular, aplicativos como o Forest podem ajudar a manter o foco.

2. Mindset fixo: É ótimo que você esteja usando técnicas de respiração e meditação. Além disso, tente praticar a autocompaixão e lembre-se de que o aprendizado é um processo contínuo. Ler sobre histórias de pessoas que superaram desafios semelhantes pode ser inspirador.

3. Espaço físico inadequado: Mesmo que você esteja dividindo espaço com a TV, tente criar um "cantinho do estudo", mesmo que seja temporário, com tudo que você precisa ao alcance. Uma dica é usar fones de ouvido com ruído branco para minimizar distrações sonoras.

4. Problemas pessoais ou de trabalho: Tente estabelecer um tempo específico para se preocupar com esses problemas fora do horário de estudo. Isso pode ajudar a manter a mente focada enquanto estuda.

Você está fazendo um ótimo trabalho ao adaptar seu horário de estudo para momentos mais tranquilos. Continue experimentando diferentes estratégias até encontrar o que funciona melhor para você.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!