2
respostas

Minhas barreiras

Nos cursos se fala muito em separar uma pequena porção do dia, sugestão de 30 minutos ou que seja 1hora, todos os dias de forma regular e constante para estudar e assim no final teremos somado um significativo montante de horas e material de aprendizagem, mas tenho uma dúvida em relação a essa questão e gostaria de dicas. Geralmente os cursos que estudamos tem prazo para terminar e o tempo dedicado aos estudos tem q ser maior que o sugerido, pois um curso é composto de varias matérias. E uma outra situação e quando fazemos dois ou mais cursos ao mesmo tempo, somado aos afazeres domésticos e do trabalho. Como proceder nesses casos? sinto que não me sobra tempo nem para dormir direito, pois quando paro para relaxar me sinto culpada por não estar estudando.

Preciso de dicas para lidar com a situação.

2 respostas

Oi, Elise!

Entendo totalmente sua preocupação! Quando temos múltiplas responsabilidades e prazos apertados, aquele conselho de “estude 30 minutos por dia” parece bem distante da realidade. Algumas estratégias podem ajudar:

Priorização inteligente – Liste os cursos e veja quais têm prazos mais curtos ou exigem mais dedicação. Assim, você foca no essencial sem se sobrecarregar. Blocos de estudo eficientes – Em vez de estudar um pouco de cada curso todos os dias, experimente separar blocos maiores para um curso por vez. Isso ajuda na imersão e na retenção do conteúdo. Técnica Pomodoro ajustada – Se sente que precisa estudar por longos períodos, experimente sessões de 45 a 50 minutos com pausas de 10 minutos. Isso pode reduzir a fadiga e melhorar a produtividade. Aceite que pausas são produtivas – Se sentir culpa por descansar é algo comum, mas lembre-se de que um cérebro cansado rende menos. Às vezes, dormir bem é o que vai te fazer aprender mais rápido no dia seguinte. Delegue e simplifique – Nem tudo precisa ser feito por você sozinha. Se possível, redistribua tarefas domésticas e elimine atividades que não agregam valor ao seu dia. O mais importante é lembrar que aprendizado é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Cuidar da sua saúde mental e física faz parte do processo.

Se essa resposta ajudou, pode marcar como solucionada!

Bom dia Elise! achei formidável a resposta acima da Thayane de Jesus Carvalho Costa.

Posso acrescentar ao que ela te disse mais alguns pontos como:

1 - Aproximadamente 60 minutos antes de iniciar o teu horário de estudo, vá reduzindo a velocidade de outras atividades, pise no freio mesmo, se hidrate e busque durante suas outras obrigações, pensar e lembrar um pouco do que havia estudado no dia anterior, não com intuito de replicar perfeitamente o que estudou, mas apenas para sintonizar a tua mente ao objetivo que virá.

2 - entre 5 e 10 minutos antes de iniciar qualquer estudo, treino ou exercício previsto nos teus 30 minutos ou mais de dedicação, aplique algum tipo de exercício de controle de respiração (há vários no youtube, geralmente empregados em orientações para meditação) isso é formidável. se quiser faça uma oração breve ou simples ao final. - estes dois gestos farão com que você possa entrar no clima e na concentração muito mais rápido aproveitando melhor o tempo que vc tem para estudar.

3 - Eu sou Homem e pai de familia tradicional, mas eu ajudo e muito dentro da minha casa seja com a limpeza e organização seja com a educação e rotinas de meus filhos. Metade da alimentação diária aqui em casa sou eu quem providencio o cozimento. Logo eu me sinto a vontade de me impor a minha esposa que compreenda e respeite meus horários de estudo, o mesmo com meus filhos. busque um ajuste com seu parceito se não tiver ainda. ele vai compreender.

4 - É importante você considerar que o fato de a orientação aqui seja de 30 minutos, contrastando com a orientação do programa ONE que sugere de 03 a 06 horas de dedicação, não deve ser compreendido como erro. Se você começar pouco, porém com dedicação e decisão de querer realizar algo diferente na tua vida em poucas semanas os 30 minutos serão convertidos e 3 horas pois vc ganhará habilidade, rapidez e concentração...e o melhor tomará gosto pelo processo.

BOA SORTE.