3
respostas

Minha VM do Ubuntu simplesmente parou de pegar IP

Não sei o que houve. Até ontem estava funcionando normal

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá, Yago!

Aqui estão alguns passos que você pode seguir para diagnosticar e corrigir o problema:

  1. Verifique a Conexão de Rede: Certifique-se de que a interface de rede está ativa. Pelo seu comando ip address, a interface enp0s3 está ativa, mas não possui um endereço IP.

  2. Reinicie o Serviço de Rede: Tente reiniciar o serviço de rede para ver se isso resolve o problema. Execute os seguintes comandos:

    sudo systemctl restart networking
    sudo systemctl restart NetworkManager
    
  3. Solicite um Novo IP via DHCP: Tente obter um novo endereço IP usando o comando dhclient:

    sudo dhclient -v enp0s3
    

    Isso solicitará um novo endereço IP do servidor DHCP.

  4. Verifique as Configurações de Rede: Verifique se a interface de rede está configurada corretamente no arquivo /etc/netplan/*.yaml (o nome do arquivo pode variar). O conteúdo deve ser algo semelhante a:

    network:
      version: 2
      ethernets:
        enp0s3:
          dhcp4: true
    

    Após fazer alterações, aplique-as com:

    sudo netplan apply
    
  5. Verifique a Conexão com o Host: Se você estiver usando uma VM, verifique as configurações de rede no software de virtualização (VirtualBox, VMware, etc.). Certifique-se de que a interface de rede da VM está configurada para usar NAT ou Bridge, dependendo do seu cenário.

  6. Logs e Mensagens de Erro: Verifique os logs do sistema para mensagens de erro relacionadas à rede:

    sudo journalctl -xe
    

Bons estudos!

Então, eu dedici montar outra VM do zero mas o problema se manteve. Tentei executar os comandos que você passou mas não obtive sucesso: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeConfigurações do arquivo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E as configurações da VM estão certas: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade cd

Olá??