1
resposta

Minha Visão Sobre Propósito no Trabalho

A história de Lucas é inspiradora! É incrível como ele conseguiu transformar a desmotivação em um caminho para encontrar propósito no trabalho. Identificar as causas da desmotivação e conectar suas ações com seus valores pessoais, como ajudar e compartilhar conhecimento, realmente fez a diferença.Concordo que o propósito não exige necessariamente uma mudança drástica de carreira. Como Lucas demonstrou, podemos integrá-lo em nossas ações diárias, encontrando maneiras de contribuir para algo maior e usar nossos talentos a serviço de algo que acreditamos.Se eu estivesse no lugar de Lucas, além das ações que ele tomou, eu exploraria algumas outras possibilidades: Mentoria: Eu me dedicaria a ser mentor de jovens profissionais, compartilhando minha experiência e ajudando-os a desenvolver suas carreiras. Comunidades de prática: Criaria ou participaria de comunidades de prática dentro da empresa, para promover o aprendizado e a troca de conhecimentos entre colegas. Projetos com impacto social: Buscaria oportunidades de envolvimento em projetos da empresa com impacto social, unindo minhas habilidades profissionais com a vontade de gerar impacto positivo na comunidade. Feedback constante: Manteria um diálogo aberto com meus colegas e gestores, buscando feedback sobre como minhas ações impactam os outros e como posso contribuir ainda mais. Acredito que a busca por propósito é uma jornada individual e contínua. O importante é estar atento às nossas motivações, valores e talentos, buscando integrá-los ao nosso trabalho de forma autêntica.

1 resposta

Oi, Dimas!

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise, principalmente quando você falou sobre integrar propósito nas ações diárias sem uma mudança drástica de carreira. As suas sugestões, como mentoria e projetos com impacto social, são ótimos exemplos de como alinhar valores pessoais ao trabalho.

Continue explorando essas ideias! O importante é manter essa busca por ações alinhadas aos seus valores.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!