Não me parece certo a opção correta do problema abordado. Uma falha na comunicação com a equipe, pode ser resolvido com uma simples organização dessas informações. Como as orientações estão sendo entregues para essa equipe? Qual o nivel de conhecimento de quem está repassando as informações? Colocar todos para realizarem um curso de como se expressar melhor, em vez de encontrar onde está o desvio, entender as duvidas e pontos de melhoria, me parece preguiçoso e até mesmo assediador. Não estou dizendo que um curso de comunicação eficaz é ruim, pelo contrário, é excelente. Porem inserido em outro contexto na equipe. Agora imagine a situação? Gestor fala... Equipe estou percebendo que a comunicação entre voces está ruim, com diversas falhas e impactado negativamente a entrega do projeto, diante disso, todos devem realizar o curso de cominicação eficaz para sanar esse problema. Podem imaginar a tensão que pode trazer e o medo de "errar" novamente , uma vez que foi oferecido um "curso" para resolver o problema?