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<canvas width="600" height="400"></canvas>
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canvas{
border: 2px solid #BBBBBB;
border-radius: 7px;
}
</style>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var desenha = false;
var cores = ['blue', 'red', 'green', 'yellow'];
var raioDesenho = 5;
var sentido = 1;
let i = 0;
function desenhaQuadrado(cor) {
pincel.clearRect(0, 0, 50, 50);
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(0, 0, 50, 50);
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
tela.oncontextmenu = function(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(x < 50 && y < 50){
i++;
if(i >= cores.length){
i = 0;
}
console.log(cores[i]);
desenhaQuadrado(cores[i]);
return false;
}else{
if(raioDesenho < 3){
sentido = 1;
}
if (raioDesenho > 7) {
sentido = -1;
}
raioDesenho += sentido;
console.log(raioDesenho);
console.log(sentido);
return false;
}
}
tela.onmousemove = function(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (x > 50 || y > 50) {
if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, raioDesenho, cores[i]);
}
}
}
tela.onmousedown = function(evento) {
desenha = true;
if(evento.shiftKey){
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
desenhaQuadrado(cores[i]);
}
}
tela.onmouseup = function() {
desenha = false;
}
</script>