<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha && y > 50) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
defineCor();
}
function defineCor(){
if (x < 50 ){
corAtual = 'red';
} else if (x < 100){
corAtual = 'green';
} else if (x < 150){
corAtual = 'blue';
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
var x;
var y;
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>
Criei uma função chamada defineCor que ira fazer a seleção da cor de acordo com a escolhida. Para isso tive que declarar o X e o Y fora da função original.
function defineCor(){
if (x < 50 ){
corAtual = 'red';
} else if (x < 100){
corAtual = 'green';
} else if (x < 150){
corAtual = 'blue';
}
}
E para restringir a área de pintura na linha da paleta de cores apenas introduzi uma restrição no IF da função do movimento do mouse.
if(desenha && y > 50) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}