1
resposta

Minha versão: Desenhe obras de arte

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && y > 50) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
        defineCor();
    }

    function defineCor(){

        if (x < 50 ){
            corAtual = 'red';
        } else if (x < 100){
            corAtual = 'green';
        } else if (x < 150){
            corAtual = 'blue';
        }
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;
    var x;
    var y;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>

Criei uma função chamada defineCor que ira fazer a seleção da cor de acordo com a escolhida. Para isso tive que declarar o X e o Y fora da função original.

    function defineCor(){

        if (x < 50 ){
            corAtual = 'red';
        } else if (x < 100){
            corAtual = 'green';
        } else if (x < 150){
            corAtual = 'blue';
        }
    }

E para restringir a área de pintura na linha da paleta de cores apenas introduzi uma restrição no IF da função do movimento do mouse.

        if(desenha && y > 50) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
1 resposta

Olá, Danniel! Tudo bem por aí?

Sua solução está correta, mandou bem.

Caso tenha ficado com alguma dúvida não deixe de compartilhar com a gente.

Bons estudos e até mais!