Enquanto chegava a essa resposta, ficou claro para mim que haveria outra possibilidade menos trabalhosa, porém, ainda assim, acredito que tenha ficado viável. O que está determinando o meu "sentido" é essa variável ser true ou false. Espero que ajude alguém de alguma maneira.
Bons estudos à todos! =)
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
var sentido = false
function atualizaTela() {
if (sentido == false) {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x++;
}
if (x == 600) {
sentido = true
}
if (sentido == true) {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x--;
if (x == 0) {
sentido = false
}
}
}
setInterval(atualizaTela, 10);
</script>