Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Minha solução (+ reclamação do layout)

Decidi tbm colocar uma temperatura minima, pq iria me perturbar se eu não tivesse nada :)

temperatura = float(input("Digite a temperatura atual: "))

if temperatura >= 25:
    print("ALERTA: Temperatura acima do limite permitido.")
elif temperatura <= 20:
    print("ALERTA: Temperatura abaixo do limite permitido.")
else:
    print("Temperatura dentro do limite seguro")

Posso tbm comentar uma coisa sobre esse novo Layout do site?
No layout anterior, a Opinião do instrutor e os gabaritos eram escondidos e só apareciam ao cilicar em um botão
Nesse novo layout, a Opinião do instrutor e os gabaritos estão presentes na página por padrão. É muito complicado de fazer os exercícios sem colar por puro acidente :/

1 resposta
solução!

Oi, Felipe! Tudo bem?

Agradeço por com compartilhar sua solução para a temperatura dos servidores e o comentário sobre o layout.

Gostei da sua decisão de incluir uma temperatura mínima, porque isso deixa a verificação mais completa e mostra cuidado com os dois extremos: valores altos e baixos. A lógica com if, elif e else ficou bem clara.

E seu ponto sobre os gabaritos aparecerem direto na página faz sentido como feedback de experiência de estudo, já que pode atrapalhar quem quer tentar resolver sem ver a resposta antes, agradecemos de verdade.

Uma dica interessante para o futuro é guardar os limites em variáveis, assim o código fica mais fácil de ajustar:

temperatura = float(input("Digite a temperatura atual: "))

limite_minimo = 20
limite_maximo = 25

if temperatura >= limite_maximo:
    print("ALERTA: Temperatura acima do limite permitido.")
elif temperatura <= limite_minimo:
    print("ALERTA: Temperatura abaixo do limite permitido.")
else:
    print("Temperatura dentro do limite seguro.")

Esse código faz a mesma verificação, mas deixa os valores de referência separados em limite_minimo e limite_maximo, facilitando mudanças futuras. Você testou também com temperaturas exatamente iguais a 20 e 25 para conferir as mensagens exibidas?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!