<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var posicao = 0; //variável global = é acessada por todo mundo.
var cores = ["blue", "red", "green", "yellow"];
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(evento)
{
// x e y são variáveis locais.
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[posicao];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor()
{
//Verifica-se ainda pode incrementar o valor de posicao, evitando que acesse uma posição inexistente da lista de cores.
if(posicao <= cores.length - 2) {
posicao = posicao + 1;
}
else
{
posicao = 0;
}
return false;
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;