Oi, Gabriel, tudo bem ?
Desculpe a demora em te responder!
Muito obrigado por compartilhar seu código e a explicação para os comandos que você criou com o intuito de impedir que a bolinha fique presa entre a raquete e os limites da tela. Tenho certeza que sua ideia vai contribuir para solucionar as dúvidas de muitos colegas aqui no fórum.
Gostaria de fazer uma sugestão para que seu código possa ficar mais claro e organizado. Você pode reescrever os comandos pulando linhas toda vez que colocar as condições de execução no interior das chaves das estruturas condicionais (if
) e das funções. Assim como escrever linha a linha cada uma das variáveis. Um exemplo que leva em consideração as boas práticas pode ser visto abaixo, com o código que você usou para evitar a bolinha prensada:
function checarimpactoatores (){
if (xB > width - point_area){
pontosR1 += 1;
ponto(578);
}
if (xB < 0 + point_area){
pontosR2 += 1;
ponto(28);
}
}
function ponto(x){
xB=x ;vxB *= -1;
vyB *=-1;
}
Outro dica que contribui para você usar as boas práticas na escrita do seu código é utilizar o camelCase que é uma convenção de nomenclatura usada por pessoas desenvolvedoras para deixar o seu código mais legível para outras pessoas desenvolvedoras. Através dela você deixa a primeira letra de cada palavra (de um termo composto) em maiúsculas, com exceção do primeiro termo. Por exemplo:
function checarImpactoAtores()
Perceba que a palavra checar está com a letra inicial minúscula e as demais palavras que compõem o nome da função começam com letra maiúscula.
Reforço meu agradecimento por compartilhar sua solução para o problema da bolinha presa entre a raquete e a borda da tela.
Continue se dedicando em seus estudos para aprimorar ainda mais suas habilidades e desenvolver seus conhecimentos e caso tenha dúvidas, estarei à disposição.
Abraços!