Aquí está o código da minha solução:
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function conColor(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if( (x >= xVermelho) && (x < xVerde) && (y <= tamanhoQuadrados)){
corAtual = "red";
}
if((x >= xVerde) && (x < xAzul) && (y <= tamanhoQuadrados)){
corAtual = "green";
}
if((x >= xAzul) && (x <= xAzul + 50 ) && (y <= tamanhoQuadrados)){
corAtual = "blue";
}
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha) {
if( (x >= xVermelho) && (x < xVerde) && (y <= tamanhoQuadrados)){
desenha = 'false';
}else if((x >= xVerde) && (x < xAzul) && (y <= tamanhoQuadrados)){
desenha = 'false';
}else if((x >= xAzul) && (x <= xAzul + 50 ) && (y <= tamanhoQuadrados)){
desenha = 'false';
}else{
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onclick = conColor;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>