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resposta

Minha solução humilde

Funcionou da mesma forma do professor, porém foi o jeito que fiz, e até achei mais simples.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

                //0       1        2
    var cores = ['blue', 'red', 'green'];
    var posicaoCor = 0;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[posicaoCor];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        if (posicaoCor == 2) {
            posicaoCor = 0;
        } else {
            posicaoCor++
        }
        return false;
    }  

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta

Muito bom, Rafael! Acabei utilizando dois "ifs" na minha solução, também deu certo!

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var posicao = 0

    function exibeBolinha(evento) {

        var cor = ['blue', 'red', 'green']
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        pincel.fillStyle = cor[posicao];

        // Círculo
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14)
        pincel.fill();
        console.log(x + ", " + y);   
    }

    tela.onclick = exibeBolinha;

    function mudaCor() {

        if(posicao <= 2) {

            posicao = posicao + 1;
        }

        if(posicao == 3) {

            posicao = posicao - 3;
        }

        return false

    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor

</script>