1
resposta

Minha Solução (Era uma vez uma bolinha que virou um bolão!)

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indiceCorAtual = 0; 

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        var raio = 10;

        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

        raio = raio + 20;

        if(evento.shiftKey == true) {
            pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
        }
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        indiceCorAtual++;

        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; 
        }

        return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta

Olá, Leandro! Tudo bem por aí?

Mandou bem, sua solução está correta, parabéns!

Caso tenha alguma dúvida não deixe de compartilhar.

Bons estudos e até mais!