Aqui, vai minha solução, cheia de if(s) mas, já é um começo né.
<canvas width="600" height="400">
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var x = 20;
pincel.fillStyle = 'lighblue';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio){
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath()
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2*Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela(){
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var funciona = true;
function pong(){
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 15);
if(funciona){
x++;
}
if(x == 580){
funciona = false;
}
if(funciona == false){
x = x - 1 ;
}
if(x <= 20 ){
funciona = true;
}
}
setInterval(pong, 1);
</script>