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Minha solução

<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function Quadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        Quadrado(0, 0, 50, 'red');
        Quadrado(50, 0, 50, 'green');
        Quadrado(100, 0, 50, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

   if (y > 0 && y < 50) {

            if (x > 0 && x < 50) {cor = 'red';}else if(x > 100 && x < 150){cor = 'blue';} else if(x > 50 && x < 100){cor = 'green';}
}

 if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados) {z = false} else{z=true}

        if(desenha && z) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, cor);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {desenha = true;}
    function desabilitaDesenhar() {desenha = false;}

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);


    var desenha = false;
    var cor = 'blue';
    var tamanhoQuadrados = 50;
    var z = true;

    desenhaPaletaDeCores();

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>
1 resposta

Bom dia!

Sua resolução ficou excelente! Você fez um ótimo uso do aprendizado.

Parabéns pelo empenho nos estudos e continue praticando.

Para que mais pessoas consigam visualizar a sua solução proposta, é recomendado que você marque este tópico como solucionado. Assim pode ajudar ainda mais pessoas :)

Bons estudos!