<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function Quadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
Quadrado(0, 0, 50, 'red');
Quadrado(50, 0, 50, 'green');
Quadrado(100, 0, 50, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (y > 0 && y < 50) {
if (x > 0 && x < 50) {cor = 'red';}else if(x > 100 && x < 150){cor = 'blue';} else if(x > 50 && x < 100){cor = 'green';}
}
if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados) {z = false} else{z=true}
if(desenha && z) {
desenhaCirculo(x, y, 5, cor);
}
}
function habilitaDesenhar() {desenha = true;}
function desabilitaDesenhar() {desenha = false;}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var cor = 'blue';
var tamanhoQuadrados = 50;
var z = true;
desenhaPaletaDeCores();
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>