1
resposta

Minha solução

acrescentei a opção de encerrar a partida.


# forca.py

def jogar():

    print("*********************************")
    print("*******Bem vindo ao jogo da Forca!*******")
    print("*********************************")

    palavra_secreta = "banana".upper()
    letras_acertadas = ["_", "_", "_", "_", "_", "_"]
    enforcou = False
    acertou = False
    erros = 0

    print(letras_acertadas)

    while (not acertou and not enforcou):

        chute = input("Que letra?")     
        chute = chute.strip().upper()

        if (chute == "0"):
            print("Encerrando a partida")
            break
        else:
            if (chute in palavra_secreta):
                index = 0
                for letra in palavra_secreta:
                    if (chute == letra):
                        print("Encontrei a letra {} na posição {}".format(letra, index))
                        letras_acertadas[index] = letra
                    index += 1
            else:
                erros = erros +1

        enforcou = (erros == len(palavra_secreta))
        acertou = "_" not in letras_acertadas

        print("Se deseja cancelar, digite 0")
        print("Você errou {} de {} letras".format(erros, len(palavra_secreta)))
        print(letras_acertadas)

    if (acertou == True):
        print("Parabèns!\nVocè acertou. A palavra era: {}".format(palavra_secreta))
    elif (enforcou == True):
        print("Você foi enforcado!\nA palavra era {}".format(palavra_secreta))


    print("Fim do jogo")

if (__name__ == "__main__"):
    jogar()
1 resposta

Oii Douglas, ficou excelente o sistema que permite que o usuário saia da partida.

Continue dessa forma, sempre implementando e melhorando os seus códigos.

Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software