<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle = "lightgrey";
pincel.fillRect(0,0,600,400);
function desenhaCirculo(x,y,raio, cor){
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function apagaFundo(){
pincel.clearRect(0,0,600,400)
}
var x = 20;
var sentido = 1
function animaBolinha(){
apagaFundo();
if(x >= 600){
sentido = - 1
} else if (x <= 0) {
sentido = 1
}
desenhaCirculo(x,20,10,"pink");
x = x + sentido
}
var raio = 10;
var crescente = 10
function pulsaBolinha() {
apagaFundo()
if (raio >= 40){
crescente = -10
} else if (raio >= 20){
crescente = 10
}
desenhaCirculo(300,200,raio,"pink");
raio = raio + crescente
}
setInterval(pulsaBolinha, 100)
</script>