1
resposta

Minha rotina de estudos sugerida pelo CHATGPT

Após realizar a análise do meu estilo de aprendizagem com o auxílio do Chat GPT:

Identifiquei que meu estilo de aprendizagem é cinestésico-prático com perfil reflexivo/analítico. Assim, aprendo melhor fazendo, testando e construindo — mas preciso compreender profundamente a lógica do que estou fazendo.
Meu aprendizado deve ser baseado em projetos e meus estudos em "blocos de execução". As melhores estratégias de aprendizado são aquelas que unem ação, aplicação real, estrutura lógica, reflexão e consolidação escrita.
Devo utilizar método construir/revisar/refinar.
A eficiência da aprendizagem requer a construção de um repositório de conhecimento baseado em documentação aplicada.
O Chat GPT, baseado em meu estilo de aprendizagem e na contextualização de minha rotina, sugere sessões de aprendizagem diária de 2 horas com intervalo de 24 horas e retomada rápida do assunto/projeto/conteúdo para refinamento posterior.

1 resposta

Olá, Cátia. Como vai?

É fascinante ver como você utilizou a IA para decifrar seu próprio "manual de instruções" cognitivo. O perfil Cinestésico-Prático somado ao Reflexivo/Analítico cria uma combinação poderosa: você não quer apenas saber como apertar o botão, mas por que ele deve ser apertado daquela forma.

Sua rotina baseada em "blocos de execução" e no método Construir/Revisar/Refinar é perfeita para evitar a passividade no aprendizado. Gostaria de destacar alguns pontos técnicos que tornam essa estratégia de 2 horas altamente eficaz para o seu perfil:

• O Poder da Documentação Aplicada: Para um perfil reflexivo, documentar o que foi construído (o "como eu fiz") é o momento onde o aprendizado deixa de ser apenas uma memória muscular (cinestésico) e se torna conhecimento estruturado. Isso transforma o erro em um ativo de inteligência.
  • Ciclo de 24 Horas: Esse intervalo é estratégico. Ele permite que o cérebro processe a lógica complexa durante o sono (consolidação), e a retomada rápida no dia seguinte combate a "curva do esquecimento", reforçando os pontos onde você encontrou mais dificuldade no dia anterior.
  • Aprendizado Baseado em Projetos (PBL): Como você aprende fazendo, o projeto serve como a "âncora" para a teoria. Em vez de estudar um capítulo de um livro, você estuda a solução de um problema do seu projeto.

Para maximizar essas 2 horas diárias, uma boa prática é utilizar o Método Pomodoro Reverso ou blocos de Deep Work (Trabalho Profundo), onde os primeiros 90 minutos são de construção pura (mão na massa) e os últimos 30 minutos são para a reflexão e documentação que o seu lado analítico tanto precisa.

Você agora tem um plano de voo personalizado que respeita o seu ritmo e sua forma de absorver o mundo. O segredo será a consistência nesse ciclo de refinamento!

Espero que possa ter lhe ajudado!