Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Minha rotina - CHATGPT

Relatório Final – Descoberta e Otimização do Meu Estilo de Aprendizagem

Participante: André Neves

Programa: Jovem Tech + Engenharia de Software

Período de análise: 3 semanas

Objetivo: Identificar meu estilo de aprendizagem e desenvolver uma rotina de estudos eficaz com base no autoconhecimento e acompanhamento via GPT.

1. Diagnóstico Inicial

Através de um questionário de múltipla escolha focado em estilos de aprendizagem, identifiquei que meu perfil é fortemente cinestésico. Isso significa que aprendo melhor através de práticas, simulações, movimento e criação de algo com as mãos. Principais características observadas:

• Necessidade de aprender na prática
  • Dificuldade com métodos puramente teóricos (leitura passiva)
  • Boa retenção ao explicar em voz alta ou aplicar o conteúdo

2. Análise da Rotina e Estratégias Atuais

Antes da intervenção:

• Organização feita majoritariamente "de cabeça", o que resultava em esquecimentos.
  • Estudo baseado em leitura de resumos e aulas, com pouca prática.
  • Ambiente de estudo favorável, mas subutilizado (segunda tela, por exemplo).

3. Construção da Nova Rotina

Com base no meu perfil cinestésico, criei (com ajuda do GPT) uma rotina de estudos semanal adaptada:

• Estudos práticos curtos e regulares: criação de mapas mentais, protótipos e códigos simples.
  • Simulações rápidas: resolução de exercícios, escrita de algoritmos à mão, explicações em voz alta.
  • Revisões leves nos dias mais pesados (quarta e sexta).
  • Uso da TV como segunda tela para estudos mais visuais e imersivos aos fins de semana.

Ferramentas adotadas:

• Notion para registro e organização semanal
  • Google Agenda com lembretes estratégicos
  • Anki para flashcards (uso de memória ativa)

4. Resultados Observados

• Aumento significativo da retenção de conteúdo
  • Redução do estresse com prazos e entregas (menos esquecimentos)
  • Maior segurança ao revisar conteúdos das aulas
  • Estímulo à disciplina sem sobrecarga

Conhecer meu estilo de aprendizagem transformou completamente minha relação com os estudos. Ao ajustar minha rotina para o que realmente funciona para mim, aumentei não só meu desempenho, mas também minha motivação. A jornada de autoconhecimento aliada à tecnologia (neste caso, o GPT) se mostrou extremamente eficaz para me guiar na criação de um plano de estudos mais inteligente e adaptado à realidade de quem estuda, trabalha e quer evoluir de forma consistente.

1 resposta
solução!

Olá, André!

Que ótimo ler seu relatório final e ver o quão produtivo foi o curso para você! Fantástico ver os resultados positivos na retenção do conteúdo e na sua motivação!

Continue aplicando e refinando suas estratégias. A combinação de autoconhecimento com as ferramentas certas é realmente poderosa!

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade