1
resposta

Minha resposta | Calculando o tempo total de projeto

Minha resposta é

atv_a = int(input("Informe os dias para a atividade A "))
atv_b = int(input("Informe os dias para a atividade B "))
atv_c = int(input("Informe os dias para a atividade C "))

if atv_a >= 0 and atv_b >= 0 and atv_c >= 0:
  tempo_total = atv_a + atv_b + atv_c
  print ( f"O tempo total do projeto é de {tempo_total} dias.")

else :
 print (" ERRO: Os dias não podem ser negativos.")

Retorno do código

Não cheguei nessa resposta sozinha, já que esqueci de me atentar em algumas coisas como o uso correto da identação e das pontuações.
Parte boa é que o Colab ajuda na hora de explicar o erro e o gabarito já tava no exercicio então pude conferir onde que estava meu erro.

1 resposta

Olá, Marilia! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Vi que você explorou o input para capturar dados com Python, utilizou muito bem o if para controlar condições e ainda compreendeu a importância da validação para garantir que os valores inseridos sejam positivos.

Uma dica interessante para o futuro é permitir que o usuário insira várias atividades de forma dinâmica, sem precisar fixar três variáveis. Assim:

atividades = list(map(int, input("Informe os dias de cada atividade separados por espaço: ").split()))

if all(atv >= 0 for atv in atividades):
    tempo_total = sum(atividades)
    print(f"O tempo total do projeto é de {tempo_total} dias.")
else:
    print("ERRO: Os dias não podem ser negativos.")

Isso faz com que o programa seja mais flexível, aceitando qualquer quantidade de atividades.

Alguns materiais podem estar em inglês, mas é possível compreendê-los usando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador.

Ah, uma pergunta: Você prefere que programas sejam mais rígidos com entradas fixas ou mais flexíveis, permitindo que o usuário insira quantidades variáveis de dados?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!