andando e pulsando:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'gray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
var raio = 20;
var pulso = 1;
var sentido = 1;
function desenhaBolinha() {
limpaTela();
if (raio > 30) {
pulso = -1;
if (x > 600) {
sentido = -1;
}
} else if (raio < 20) {
pulso = 1;
if (x < 0) {
sentido = 1;
}
}
desenhaCirculo(x, 200, raio);
raio = raio + pulso;
x = x + sentido;
}
setInterval(desenhaBolinha, 20);
</script>