2
respostas

Minha Resolução - Desafio: comparando tendências de imigração

Parte do Código.

import pandas as pd
import matplotlib.pyplot as plt

df = pd.read_csv('AvPython/imigrantes_canada.csv')
df.set_index('País', inplace=True)

anos = list(map(str, range(1980, 2014)))
brasil = df.loc['Brasil', anos]
argentina = df.loc['Argentina', anos]

dados_brasil = pd.DataFrame({'ano': brasil.index, 'imigrantes': brasil.values})
dados_argentina = pd.DataFrame({'ano': argentina.index, 'imigrantes': argentina.values})

plt.figure(figsize=(10, 5))
plt.plot(dados_brasil['ano'], dados_brasil['imigrantes'], label='Brasil')
plt.plot(dados_argentina['ano'], dados_argentina['imigrantes'], label='Argentina')
plt.title('Imigração do Brasil e da Argentina para o Canadá (1980-2013)')
plt.xlabel('Ano')
plt.ylabel('Número de Imigrantes')
plt.xticks(rotation=45)
plt.legend() 
plt.show()

Apresentação do Gráfico.

Obs.: Adicionei algumas informações que achei que ficariam mais legais de visualizar no gráfico.

Resolução do Desafio. Gráfico comparativo entre Brasil e Argentina

2 respostas

Como apresentado, completo o desafio, feito do meu jeito, sei que existem outros mas gostei de fazer assim. Só achei contra-produtivo criar uma variavel para cada país, seria melhor ter utilizado uma DF com os dois, igual utilizado na resolução do exercício.

Oiii Victor. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar seu código com a comunidade Alura. Foi uma ótima escolha configurar o gráfico com o título, rótulos dos eixos e a legenda — esses elementos melhoram realmente a visualização.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e deixar uma dica para tornar o gráfico ainda mais informativo. Você pode adicionar marcadores aos pontos dos anos para destacar cada valor individual de imigração. Para isso usaremos a propriedade marker da função plt.plot(). Veja este exemplo:

plt.plot(dados_brasil['ano'], dados_brasil['imigrantes'], label='Brasil', marker='o')
plt.plot(dados_argentina['ano'], dados_argentina['imigrantes'], label='Argentina',marker='s')

No código acima, estamos adicionando o marcador circular (o) para o Brasil e um quadrado (s) para a Argentina, ajudando a identificar facilmente cada ponto no gráfico. Caso queira conhecer outros marcadores disponíveis, basta acessar este link.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!