<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
// Configura o canvas
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
var x_limite_fim = tela.width;
var x_volta = tela.width;
function atualizaTela() {
if (x <= x_limite_fim) {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x++;
} else if (x_volta >=20) {
limpaTela();
desenhaCirculo(x_volta, 20, 10);
x_volta--;
} else {
x = 20;
x_volta = tela.width;
}
}
setInterval(atualizaTela, 10);
</script>