Olá, após quebrar um pouco a cabeça, meu código ficou assim:
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual)
}
if (x<=150 && x>=1 && y<=50) { desabilitaDesenhar() }
}
function habilitaDesenhar(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
desenha = true;
if (x<=50 && y<=50) { corAtual='red' }
if (x<=100 && x>=51 && y<=50) { corAtual='green' }
if (x<=150 && x>=101 && y<=50) { corAtual='blue' }
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>
Ele funcionou e achei que fosse a forma mais simples de resolver. Porém, uma coisa me incomodava. Se passar o mouse bem rápido por cima dos quadrados, ainda é possível que algum circulo seja pintado. Por que isso ocorre? Minha resolução está correta?