Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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Minha resolução

Olá, após quebrar um pouco a cabeça, meu código ficou assim:

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {
        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual)
        }        
        if (x<=150 && x>=1 && y<=50) { desabilitaDesenhar() }
    }

    function habilitaDesenhar(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        desenha = true;
        if (x<=50 && y<=50) { corAtual='red' }
        if (x<=100 && x>=51 && y<=50) { corAtual='green' }
        if (x<=150 && x>=101 && y<=50) { corAtual='blue' }
    }

    function desabilitaDesenhar() {
        desenha = false;
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>

Ele funcionou e achei que fosse a forma mais simples de resolver. Porém, uma coisa me incomodava. Se passar o mouse bem rápido por cima dos quadrados, ainda é possível que algum circulo seja pintado. Por que isso ocorre? Minha resolução está correta?

2 respostas
solução!

Olá Renan, tudo certo?

O seu código está funcionando direitinho.

A cada movimento do mouse alguns 'if' devem ser verificados antes do círculo ser pintado, por isso quando você move o mouse muito rápido não é uma linha que é desenhada, mas sim alguns círculos.

Deu pra entender? Espero que sim.

Bons estudos!

Obrigado, Diego.