1
resposta

Minha resolução

public class Main {
public static void main(String[] args) {

// 1.
    double nota1 = 7.5;
    double nota2 = 8.0;
    double media = (nota1 + nota2) / 2;
    System.out.println("A média é igual a: " + media);

// 2.
    double v1 = 5.7;
    int v2 = (int) v1;
    System.out.println(v2);

// 3.
    char inicial = 'L';
    String nome = "Luis";
    System.out.println(String.format("A inicial do meu nome é: %c e meu nome é: %s ", inicial, nome));

// 4.
    double precoProduto = 3.50;
    int quantidade = 2;
    double valorTotal = precoProduto * quantidade;
    System.out.println(String.format("O pão de queijo está custando R$%.2f, como voce pediu %d unidades, então o valor total é de: R$%.2f", precoProduto, quantidade, valorTotal));

// 5.
    double valorEmDolares = 220.0;
    double valorEmReais = valorEmDolares * 4.94;
    System.out.println(String.format("O valor origial em dolares é de: US$%.2f, e o valor em reais é de: R$%.2f ", valorEmDolares, valorEmReais));

// 6.
    double precoOriginal = 100.00;
    double percentualDesconto = 10.00;
    double precoComDesconto = precoOriginal - (precoOriginal * (percentualDesconto/100));
    System.out.println(String.format("O preço original é de: R$%.2f, o desconto é de %.0f%%, e o preço com desconto é de: R$%.2f", precoOriginal, percentualDesconto, precoComDesconto));
}

}

1 resposta

Oi, Luís! Como vai?

Gostei bastante da organização das atividades e do uso do String.format, que deixou as saídas bem mais legíveis. Também chamou atenção o uso correto de casting no segundo exercício e o cuidado com casas decimais nos valores monetários, o que é importante no dia a dia.

Uma dica interessante para o futuro é usar o Math.round para arredondar valores quando necessário. Veja este exemplo:

double valor = 7.567;
double arredondado = Math.round(valor * 100.0) / 100.0;
System.out.println(arredondado);

Esse código multiplica o valor para preservar duas casas decimais, arredonda e depois divide novamente, garantindo um resultado mais preciso.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!