1
resposta

Minha resolução

Olá, pessoal.
Estou estudando Java e resolvi este exercício de conversão de double para int dentro do contexto de um sistema de controle de estoque.

Utilizei o cast para int para remover a parte decimal do valor, mas ainda estou em fase de aprendizado e gostaria de receber sugestões sobre melhorias no código, boas práticas ou outras abordagens possíveis.

Críticas construtivas são muito bem-vindas.

Desde já, agradeço pela atenção.

import PraticandoJava.Variavel;

import java.util.ArrayList;

public class Main {
    public static void main(String[] args) {

String produto = "Caixa de bombom";
        double valor = 19.5;

int valorAjustado = (int) valor;
        System.out.println("Produto: " + produto);
        System.out.println("Valor: " + valorAjustado);
    }
}

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Filipe, como vai?

Sua solução atende corretamente à proposta do exercício. O uso do cast explícito (int) para converter o double em int está adequado ao contexto apresentado, já que a intenção é descartar a parte decimal e manter apenas a quantidade inteira do produto.

Como exemplo complementar, além do cast direto:

int valorAjustado = (int) valor;

Também seria possível utilizar métodos da classe Math, dependendo da regra de negócio. Por exemplo, se fosse necessário arredondar ao invés de simplesmente truncar:

int valorArredondado = (int) Math.round(valor);

Nesse caso, 19.5 resultaria em 20. Já com o cast direto, o resultado continua sendo 19, pois apenas a parte decimal é descartada. Para controle de estoque, normalmente o truncamento faz sentido, mas é importante entender a diferença entre as abordagens.

Continue compartilhando suas resoluções e evoluindo nos estudos. O fórum está à disposição para acompanhar seu progresso.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!