1
resposta

Minha resolução

Após quebrar um pouco a cabeça a minha resolução.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400); 

    var cores = ['blue', 'red', 'green', 'black'];
    var indiceCor = 0;
    var raio = 10

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        //raio = raio + 10; //formula basica usada para somar 20 na circunferencia do Circulo al presssionar a tecla "SHIFT".

        if(evento.shiftKey && raio <= 40){

            raio = raio + 10;

                } else if(evento.altKey && raio >= 10){

                    raio = raio - 5;    
                }    

        pincel.fillStyle = cores[indiceCor];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2*3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);    
    } 

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        indiceCor = indiceCor + 1;

            if(indiceCor >= cores.lenght) {

                indiceCor = 0;     
            }
        return false;
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta

Parabéns Walyson!

As vezes aparecem alguns problemas, mas fiquei feliz em saber que você conseguiu superar.

Abraços e continue nos estudos.