1
resposta

Minha pesquisa

Eu formulei algumas questões e enviei via Google Forms para 6 pessoas. mandei para 3 pessoas que trabalhar no departamento de RH e 3 para pessoas que não são dessa área mas será usuário do meu app/site.

Dei 24 horas para responderem e apenas 4 responderam, três de RH e a outra que usa plataformas para procurar emprego.

Inconscientemente mandei apenas para mulheres o questionário mas acredito que dê para ter uma noção com os dados que levantei.

Todas tem fácil acesso à internet e o sistema operacional dos smartphones delas é o android.

Por favor me dêem feedbacks.

Segue no miro como ficou a minha entrevista: https://miro.com/app/board/o9J_lRkUimg=/

Aqui o questionário que fiz no Forms: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLwqqzSaBK5ImffezVkXg2gnh_XBa5RzOtwsp3N-FJjFjXlg/viewform?usp=sf_link

1 resposta

Olá Diego, tudo bem?

Dei uma olhadinha no questionário, porém consegui ver apenas a primeira página. Mas consegui ver que é um tipo de pesquisa fechada (estruturada). Nesse momento de pandemia é interessante esse método, pois conseguimos com mais facilidade fazer assim à distância do que fazer uma pesquisa aberta (não estruturada). Mas o ideal seria um método de entrevista, pois assim você consegue ter ideias e respostas mais variadas e abertas.

Observei também as respostas da pesquisa e percebi que estão curtas, porém diretas. As respostas já conseguem te fornecer informações necessárias para que você possa validar as informações da proto-persona, mas não exatamente te dão muitas ideias dos medos, necessidades e personalidade. Algumas perguntas como "Qual é o seu objetivo, profissionalmente falando?", "O que mais curte fazer nos tempos livres?", "Existe algo que você sente que falta nos aplicativos de emprego?" etc podem te ajudar. Lembre-se: Essa pesquisa é para que você possa validar a Persona e o ideal é que ela se pareça o máximo possível com o usuário, por isso que até algumas perguntas envolvendo gosto e personalidade são interessantes num questionário. Mas sempre respeitando os limites do nosso entrevistado ou nossa entrevistada.

E sobre as pessoas que não responderam seu questionário: não se preocupe! Sim, é interessante ter mais pessoas participando da pesquisa, mas lembre-se de que "qualidade é melhor do que quantidade" nesse caso =)

Bom, é isso Diego! Continue assim! Estamos felizes em acompanhar o seu progresso!

Até mais!!