Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Minha meta SMART

Pra começar, estas ferramentas são sensacionais. Utilizei a SMART, SWOT, ISHIKAWA, 5W2H, mas o que elas por melhores que sejam não conseguem previsionar é a instabilidade dos mercados, do país e tb qdo se tem certa idade.

Resolvi mudar de carreira agora aos 43 anos. Sou biomédico de formação, mas atuo na educação a 24 anos. Sempre estudando e tentando algo que me retirasse por definitivo da educação.

Na pademia fiz sem brincadeira quase 23 cursos, fora palestras, webnarios, entre outros. Melhorei minha visibilidade, mas ainda não bastava. Sob a Orientação da Tutora Priscila Stuani - Até o LinkedIn não tem surtido efeito, fiz alguns cursos da Alura em complemento para me engajar na área de Agislista. As orientações são sensacionais, mas o tempo, por mais que organize, começa a ficar escasso, as exigências da área são inúmeras, vc tem que se desdobrar em muito e a partir dai começam a faltar horas e sobras problemas. É aí que começa os problemas que nenhuma das ferramentas lhe prepara - cansaço, desânimo, nas oportunidades começam a dizer e achar que vc não tem capacidade - Pra se ter uma ideia, eu leciono a mais de 4 anos empreendedorismo e práticas de gestão - o desinteresse coletivo, a falta de interesse vão minando todas as motivações e estruturas criadas para desenvolvimento profissional - Junta o estresse, o salário, a oscilação dos valores em que vc mesmo investindo em si e em produtos e ações, a rentabilidade ainda é muito baixa. Com isso:

Especificidade: aprender e desenvolver novos processos, técnicas e conhecimento para mudança profissional em Agilista.

Mensurável: Mudar o Networking, realizar cursos, participar de encontros e feiras e ter retorno de alguns profissionais da area.

Alcançável: A cada semana participar de um número de horas de estudo e atividades com especilistas.

Relevante: é perceber que apesar do esforço oportunidades tem acontecido, a visibilidade de oportunidades de entrevista tb são presentes e a quantia de informações passam a ser referência a outros.

Prazo: desenvolver o máximo possível em 12 meses, sendo que a cada mês tenho que concluir um curso e participar de um evento ou processo de emprego.

Infelizmente em 2022, deu tudo errado, por maior que seja a estratégia de adaptação e plano de criado para correção do processo. Estou esgotado e o pior, gastei muito mais do que foi possivel arrecadar.

PRECISO URGENTEMENTE DE POR ORIENTAÇÃO TÉCNICA.

3 respostas

Olá Fábio, gostei bastante da sua história e parabéns pela sua trajetória, ela serve de inspiração para pessoas que querem sair de um estado A para o estado B com planejamento.

Fábio, por mais que seja bonita a sua história ainda restou algumas dúvidas pra mim, como: Porque você quer migrar para a área Agilista ? Você busca visibilidade nas redes sociais, se sim, porque quais razões ? Você busca outras ferramentas e técnicas que possam lhe ajudar no engajamento de seus alunos ? Por quais propósitos te levam para a construir a sua meta SMART ?

Para criar sua meta SMART eu recomendaria fazer reflexões para encontrar as motivações claras e além disso, desenvolver um plano estratégico, como Definir os Definir os objetivos, selecionar e priorizar, analisar o Custo x Benefício, Criar as metas SMARTs, e definir as ações (projetos) que irão te levar do estado atual para os objetivos desejados (futuro, visão).

E por falar em metas SMART, faltou inserir números na parte "Mensurável" da sua meta. Os números lhe darão condições de mensurar o quão está caminhando aos seus objetivos.

Boa tarde Sr Jonathas Gomes. Tudo bem?

Na verdade em conversa coma Tutora Priscila Stuani, uma das sugestões, já quer gosto de atuara com treinamento, Rh e foco em processos de formação Coaching, foi a de estudar Agile e tentar encaixar no meu perfil.

De vdd, eu achei cansativo, bem maçante, e pouco produtivo ao que quero fazer.

Eu quero trabalhar com Rh. Ja estudei psicologia e parei no 4 ano por falta de tempo. Curto trabalhar com campanhas de formação, treinamento de pessoas, já sou especialista em Gestão de pessoas, empreendedorismo e Gestão comercial. A tecnologia viria para complementar, principalmente em Gestão e Inovação. Mas não estou conseguindo oportunidade. Não quero mais sala de aula. Desejo atuar no meio empresarial, com ênfase em formação continuada, melhoria de processos e qualificação das diversas SoftSkills e HardSkills. Ferramentas como a SMART, SWOT, entre outras são excelentes, mas na área Ágil - ta dificil. Estou fazendo Rh Ágil com vcs da Alura e estou curtindo muito - mas de fato estou com dificuldades de dar sentido e prosseguir nas diversas formações. Na condição que se procede, se eu não conseguir me organizar nos estudos com vcs, mesmo o curso de vcs sendo excelentes, vou acabar indo pra FGV, ou outro curso e arriscar um MBA qualquer so pra poder entrar em qulquer coisa na área de gestão. Vc consegue dar uma ajuda? Fico no aguardo. Obrigado

solução!

Olá Fábio, cabe aqui um alinhamento, Eu não represento a Alura, sou um aluno igualmente a você.

Eu havia entendido que você concluiu dezenas de cursos para atuar como agilistas e que isso não surtiu efeitos como o esperado. Vejo um desalinhamento em tudo isso.

Eu indicaria a realiar um planejamento estratégico, utilizar a ferramenta SWOT para descobrir pontos fracos e fortes, definir a visão (onde quer chegar) de curto, médio e longo prazo (5 anos), criar e priorizar algumas iniciativas (cursos, viagens, projetos, etc.), definir suas metas SMARTS, executar e monitorar os projetos que irão de levar do estado atual para o estado desejado.

Os cursos, que você tanto citou, devem estar alinhados com os seus objetivos, ou seja, eles devem contribuir sobremaneira com o atingimento dos objetivos estratégicos.

Talvez os cursos de agilista que tenha realizada tenho um enfoque para o setor de TI, desenvolvimento de software.

O RH Ágil é algo incipiente no mercado, então, tenha resiliência quando a isso. Você pode e deve mapear as pessoas (pessoas, empresas, etc.) que podem constribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissisonal, Veja, se você quer atuar na área de formação continuada, você precisa de um network de pessoas que atuam nesta área.

Não há um caminho linear para o sucesso, mas com o planejamento e disciplina você chegará lá. Participe de voluntariado, dê conselhos, faza projetos práticos para a comunidade, crie um curso gratuito, e por ai vai.