1
resposta

Minha lógica para o desafio do pedido

Fala pessoal! Queria compartilhar como montei o algoritmo desse desafio da lanchonete.

Eu fiz o passo a passo em linguagem natural como o exercício pediu, mas decidi misturar de propósito algumas palavras técnicas (tipo input e print). Fiz isso só pra já ir treinando a cabeça com a lógica dos comandos reais que a gente vai usar na hora de programar mesmo.

Pensei no fluxograma dessa forma:

1. Variáveis base:
    Primeiro a gente guarda os preços na memória do sistema:

Hambúrguer = 12
    Batata = 7
    Refri = 5

2. O Input (Entrada):
    Aqui o sistema pergunta pro usuário e guarda as respostas:

Input: Quantos hambúrgueres você quer?
    Input: Quantas batatas?
    Input: Quantos refrigerantes?

3. O Cálculo (Processamento):
    O sistema pega as respostas de cima, multiplica a quantidade de cada item pelo preço dele, e depois soma tudo pra chegar no valor final.

4. O Print (Saída):

Print: "O total do seu pedido ficou em R$ [resultado da soma]"

No geral é isso, queria ter aprofundado mais pra fazer como, sei lá, um código em Python só pra trabalhar o raciocínio, mas acho que sairia fora dos padrões que é exigido na atividade aqui kk

Bons estudos pra todo mundo!

1 resposta

Olá, André! Como vai?

Muito boa a sua solução!

Gostei bastante da forma como você misturou linguagem natural com alguns termos técnicos como input e print. Essa prática é excelente porque já vai treinando a mente para pensar em lógica de programação, sem perder a clareza que o exercício pede.

Além disso, você organizou bem o raciocínio em etapas: variáveis base, entrada, processamento e saída, que é exatamente o fluxo que usamos em programação real. Outro ponto positivo foi a ideia de pensar em fluxograma, porque isso ajuda a visualizar o caminho do algoritmo e torna mais fácil depois traduzir para código em Python ou outra linguagem.

Uma sugestão para o futuro seria já começar a brincar com a implementação em Python, mesmo que simples, para ver como esse raciocínio se transforma em código real. Isso vai acelerar bastante sua evolução.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!