4
respostas

Minha implementação do desafio opicional de data formatada

Acho mais interessante o uso do método format desse jeito, pois facilita a leitura do que será impresso.

Caso fosse utilizar instanciando o resultado do método formatada da classe Data em uma outra variável, para de fato usá-la de alguma forma, o ideal seria que o método em questão retornasse a string e não que somente imprimisse no console. Considerando isso, para funcionar no Python Console, conforme descrito no exercício, precisaria ser dessa forma aqui:

class Data:
    def __init__(self, dia, mes, ano):
        self.dia = dia
        self.mes = mes
        self.ano = ano

def formatada(self):
        print(f"{self.dia}/{self.mes}/{self.ano}")

Mas para ter uma aplicação no mundo real, sendo usado por outras classes, precisaria estar assim:

class Data:
    def __init__(self, dia, mes, ano):
        self.dia = dia
        self.mes = mes
        self.ano = ano

def formatada(self):
        return f"{self.dia}/{self.mes}/{self.ano}"
4 respostas

Hoje todos já utilizaram essa formatação as chamadas "f-strings", acredito que o Nico não usou no curso pois ela havia sido recém lançada quando o curso foi liberado. As "f-strings" começaram na versão 3.6 antes disso era só via .format mesmo.

Sim, eu só mencionei isso na resposta, porque como ele não falou no curso, poderia ser o caso de alguém ver e achar estranho. E no caso só adicionei esse tópico, porque o exercício meio que pedia isso. Não foi uma dúvida de fato.

Show, realmente é bem estranho, e fica bem menos legível.

Po valeu mano, não sabia!