1
resposta

Minha experiencia com UX em produtos digitais

No meu dia a dia, utilizo diversos produtos digitais e percebo como o UX influencia diretamente minha relação com eles. Quando um aplicativo tem um fluxo bem definido, navegação intuitiva e informações claras, a experiência se torna mais fluida e a fricção é reduzida, o que facilita a realização das tarefas, gera mais confiança e até me faz recomendar esses produtos para amigos.
Por outro lado, já passei por situações em que a navegação era confusa e tarefas simples exigiam muitos passos, o que acabou gerando frustração e me fez desistir de continuar usando.

Para mim, isso deixa claro como uma boa experiência faz total diferença. Quando o produto é pensado de forma simples e centrada no usuário, dá vontade de continuar usando e quando isso não acontece, o abandono acaba sendo quase inevitável.

1 resposta

Olá, Samila, como vai?

Seu relato demonstra uma compreensão consistente da relação entre UX, estratégia e percepção de valor do produto. Você conecta bem conceitos como fricção, confiança e abandono com a experiência prática de uso, mostrando que o design influencia não apenas a usabilidade, mas também a imagem da marca e a decisão de continuar ou não usando um serviço.

A reflexão sobre como fluxos mal pensados geram desistência reforça a importância de decisões embasadas em dados, testes e entendimento real do usuário, exatamente como discutido no contexto empresarial do UX.

Você fez uma boa leitura crítica da sua própria experiência como usuária e traduziu isso de forma objetiva. O fórum está à disposição caso queira aprofundar a análise com exemplos mais específicos ou trocar percepções com outras pessoas do curso. Continue compartilhando suas reflexões.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!