10
respostas

minha duvida e a seguinte. Nao consigo executar o programa no dos. Ocorre a mensagem: Nao foi possível localizar nem carregar a class Programa. Já configurei a variável de memória e mesmo assim não da certo.

public class Programa {

public static void main (String[] args) {

System.out.println("Ola Mundo!"); }

} ```

10 respostas

Boa noite, Maria! Como vai?

Como vc está fazendo para tentar executar o seu programa? Vc poderia descrever o passo a passo do que vc fez?

Estou com o mesmo problema, segui o passo a passo, compila mas não roda.

Amanda, quando vc compila dá alguma mensagem?

E na hora de rodar, dá alguma mensagem?

Quais comandos vc está utilizando para compilar e rodar?

Maria e Amanda,

1º - vocês colocaram o Path(caminho) da pasta bin do java nas configurações do PC? 2º - Como estão rodando o programa? javac Programa? 3º - verificaram se após a compilação, o arquivo .class foi criado?

Se puderem postar o erro que apareceu e como vocês estão fazendo para executar a classe, ajudaria.

Quando compilo utilizando "javac Programa" não dá mensagem nenhuma, dá certo, mas quando rodo utilizando "java Programa" aparece "Erro: Não foi possível nem carregar a classe principal Programa". Coloquei o Path sim, do jeito que é orientado. Segue link dos prints: https://imgur.com/a/TP67C

Amanda, na primeira foto que mostra o prompt de comando do Windows, quando vc faz type Programa2.java, veja que a sua classe está assim:

public class Programa2 {
     public static void (String[] args) {
          System.out.println("oi mundo");
     }
}

Ou seja, está faltando o nome main do método dentro da classe! Tanto é verdade, que logo em seguida quando vc tenta compilar a classe, dá um problema!

Experimente colocar a sua classe assim:

public class Programa2 {
     public static void main(String[] args) {
          System.out.println("oi mundo");
     }
}

Faça os prints mostrando a sua classe no bloco de notas, o resultado do comando type da sua classe, o resultado do comando javac e do comando java.

Gabriel, eu percebi isso e arrumei no entanto o problema aconteceu tanto com o arquivo Programa que já estava correto quanto com o arquivo Programa2 que arrumei com o main depois.

Olá amanda, nessa aula o professor comenta sobre esse erro https://cursos.alura.com.br/course/java-primeiros-passos/task/29329

Tenta dar uma lidinha e ver se resolve.

Agora, veremos os principais erros e características deste código. O primeiro surge ao digitarmos java Programa.class, o que traz a seguinte mensagem de erro na execução do programa:

Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Programa.class

Isto acontece porque o programa não se chama "Programa.class", e sim simplesmente "Programa", apesar de estar contido no arquivo "Programa.class".

Outros erros mais comuns são os de compilação, como quando esquecemos de colocar o ponto e vírgula no fim da linha. Além disso, o Java possui palavras chave (keywords, ou palavras reservadas), dentre os quais utilizamos "public", "class", "static" e "void", que devem estar em letra minúscula, uma vez que o o Java é case sensitive (reconhece o uso de letras maiúsculas ou minúsculas).

Em um ambiente mais complexo, veremos que isto ficará mais claro e fácil de ser trabalhado. É importante praticar e não ter medo das mensagens de erro de compilação.

Ah chaves abrem e fecham os blocos de códigos, indicando por exemplo que tudo aquilo que se encontra em public static void main pertence ao public class Programa, da mesma forma que System.out.println() pertence ao public static void mainvisível também por meio das indentações.

O Java possui outras particularidades, como o "Enter" e a barra de espaço serem opcionais; são convenções do código. Agora, o importante é escrever, entendendo o que está por trás do código, errar e fazer vários testes!

Pessoal, acredito que os testes que fiz deixaram confuso para vocês entenderem o contexto pois não há problema com esses tópicos que citaram sobre sintaxe e tal. Vou rodar outro teste mais limpo e posto novamente. Obrigada até então.

Amanda, eu tive esse mesmo problema e fiquei batendo com a cabeça contra a parede ontem e após um tempinho, o que eu fiz foi desinstalar e instalar o JDK, remapear a variável de ambiente, somente do JDK, não mapeie a do JRE se não dá erro também, refazer o script, o meu final ficou como Teste.java:

public class Teste {

public static void main(String[] args) { System.out.println("olá mundo"); } }

Abra o cmd e tente usar um java -version pra ver se o JDK está respondendo, após isto tente entrar no diretório e primeiramente compilar por javac Teste.java e após isto rodar, se ainda assim não funcionar, instale o eclipse e crie um projeto como ensinado nas aulas posteriores, e crie o olá mundo por lá e tente novamente no cmd. Se funcionar por lá, tente compilar e rodar o seu código novamente e mesmo se depois tudo isso não der certo, diga aqui . rs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software