4
respostas

Minha dúvida - creioque estou fazendo o caminho maior que é!!!

Alguém pode me dar a rota para este trabalho. Estou apanhando muito. Estou acompanhando, mas tenho dificuldades quando as ferramentas para usar. Solicito, a algum anjo que me faá um roteiro de ferramentas e seu uso. Digamos - 1)Escrevo o código no sublime ( que por acaso estão me cobrando U$ 99,00 para usar.... - podem me dar uma sugestão para não desembolsar tudo isso!) 2)Como consigo salvar? CRTL + S ( ok?) 3)Como consigo verificar , debugar - Tem o debugger, mas n'~ao sei onde encontrar. 4) Como testo.? Estou passando apuros para me entender com estas ferramentas.... Abrigado pelo socorro.

4 respostas

Boa noite, Dorival! Tudo bem?

Também sou iniciante na programação, e essas dúvidas às vezes também aparece pra mim. Mas fica tranquilo que se tornam simples com o tempo.

Uma alternativa ao Sublime que é excelente e fácil de usar é o Visual Studio Code . É a ferramenta que eu uso.

Com ele você pode salvar predefinições adequadas à sua utilização, inclusive salvar salvar automaticamente e mudar o tema de cores, que facilita sua interpretação do código.

Quanto ao debugger, você pode abrir o arquivo .html do seu código pelo próprio navegador!

Desse modo:

  1. Após escrever o código e salvar seu arquivo .html em uma pasta;
  2. Acesse essa mesma pasta;
  3. Procure o arquivo .html e clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolha abrir com o um navegador (o Chrome, por exemplo).

Usando o "VSCode " isso pode se tornar ainda mais simples, nele você encontra extensões que executam seu código no navegador de modo sincronizado ao que você está construindo. Uma extensão que faz isso, por exemplo, é a Live Server.

Portanto, recomendo fortemente que você use o VSCode e explore aos poucos os diversos tutoriais disponíveis sobre ele.

Sucesso!

Tmj! :D

Boa Tiago. Obrigado. Vou me voltar para o VScode e tentar me ajusrtar por lá. Mas fica aqui um forte agradecimento.