1
resposta

Minha definição sobre experiência

Experiência é um conceito bastante abrangente. Dependendo do que já vivenciamos ou do recorte que cada pessoa atravessa durante a sua jornada de vida, a experiência em si poderá ter um significado muito próprio. Por exemplo, enquanto mulher cisgênero tenho dores e expectativas (minhas e de outras pessoas em relação a mim) que são muito subjetivas. Já uma mulher negra transgênero, por exemplo, possivelmente terá outro tipo de dores e expectativas totalmente diferentes das minhas, pois suas urgências compõem outros marcadores sociais. Em outras palavras, experiência pode ser um conjunto de vivencias, acontecimentos e sentimentos que levarão a cada individuo entender algo como um marco em sua vida, a partir do que se gera (ou resulta) antes, durante e após o contato com o ato de experienciar.

1 resposta

Oi Regiane,

Sua definição sobre experiência é muito interessante e abrange diversos aspectos que podem influenciar na forma como cada pessoa vivencia determinada situação. De fato, a experiência não se resume apenas aos fatos em si, mas também às expectativas, vivências e sentimentos que cada indivíduo carrega consigo.

No contexto de UX, entender a experiência do usuário é fundamental para criar produtos e serviços que atendam às suas necessidades e expectativas. Por isso, é importante considerar não apenas as características demográficas dos usuários, mas também suas experiências pessoais e culturais.

Um exemplo prático disso é a criação de um aplicativo de delivery de comida. Se a equipe responsável pelo desenvolvimento do aplicativo não considerar as diferentes experiências dos usuários, como suas preferências alimentares, restrições alimentares e até mesmo suas experiências anteriores com outros aplicativos de delivery, o produto final pode não atender às expectativas dos usuários e acabar não sendo utilizado.

Espero ter ajudado e bons estudos!