Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Minha conta do Blue Mix expirou e agora?

Olá Cássia,

Minha conta do Bluemix contendo o Chatbot Watson expirou (após 30 dias de uso) e eu gostaria de pagar para continuar deixar disponível no meu site, mas gostaria de ter uma ideia de como será cobrado isso, pois não entendi muito bem. O valor de cobrança é alto? Ele é um preço fixo? ou é cobrado conforme a utilização do chat pelos usuários que acessarem a minha página?

Obrigado.

5 respostas
solução!

Olá Luiz,

Sobre quanto é e como é, eu não sei te dizer, pelo o que eu vi, tem alguns tipos de planos que são os de pagar pelo uso (pay as you go) e assinatura (subscription). Você pode dar uma olhada nesses planos aqui.

O que creio ser mais indicado, é entrar em contato com um representante da IBM por este link. Eles devem poder te auxiliar com mais precisão e fazer uma proposta.

Sobre o serviço da API de Conversation, que é algo separado do Bluemix, ele é free se não forem ultrapassadas 10.000 chamadas da API (ou 10.000 trocas de mensagens), 5 workspaces, 25 intenções, 25 entitidades, e também se apenas forem feitas chamadas do tipo POST.

Caso te ajude, existem outras APIs de Chatbot (inclusive nacionais), que você pode aplicar os mesmos princípios que aprendemos no Conversation, e que são free. As que eu conheço e que são mais usadas são a Dialogflow, do Google, e a Wit que é de código aberto (open source).

Espero que tenha ajudado, qualquer coisa, só falar :).

Legal Cássia,

Pois é, estou tentar usar o chatbot porque eu vi que é gratuito se não passar destas limitações apresentadas acima, mas acontece que ele não deixa nem eu navegar nas opções, ele fica desconectando e aparecendo esta mensagem http://prntscr.com/hb1eqf . Já coloquei os dados do meu cartão, mas nada funciona. Fica desconectando. Já preenchi e enviei o formulário para tentar entrar em contato com o representante.Só não quero perder o que eu já fiz tudo no IBM, deu trabalho hehe

Vou tentar usar o dialogflow também. Achei muito legal porque tem opção de falar também. Sabe se da para importar tudo que eu fiz no Chat Watson no dialogflow?

Muito Obrigado Cassia.

Sim Luiz, bem chato isso que está acontecendo com a conta.

Você chegou a extrair o Workspace como um json? Se fez isso, já tem o arquivo para uma futura importação, caso aconteça qualquer coisa.

Devido a esse comportamento estranho do Bluemix, é uma boa você contatar o suporte deles, este é o twitter que estão usando. Geralmente, quando é algo de permissão, resolve rápido, mas não tenho como te dar certeza.

Sobre fazer um import do Conversation para o Dialogflow, eu ainda não fiz isso, mas, pelo o que eu vi na parte de integrações, parece que só fizeram para Alexa e Cortana, e não pra Watson.

Se você tiver poucas intenções, entidades e o diálogo for pequeno, eu sugiro refazer no pŕoprio Dialogflow. No entanto, se o projeto estiver grande, e você tiver os exports ou arquivos originais de intenções, entidades, e do workspace, eu sugiro formatá-los da maneira que o Dialogflow formata e fazer o que eles chamam de batch, vai dar um trabalhinho, mas será menor do que refazer um projeto gigante.

Espero que dê tudo certo. Caso não resolva, pode postar aqui pra gente saber e ver como conseguimos ajudar.

Perfeito Cássia, vou tentar seguir estas dicas. Mas pelo visto vou ter que refazer tudo de novo no Dialogflow, pois eu não extrai o workspace :( Vou tentar entrar em contato via Twitter, para ver se tenho um retorno. Preenchi o formulário de contato, mas até agora nada.

Muito obrigado pela dica, assim que eu tiver uma resposta, te dou um feedback.

Muito Obrigado.

Ótimo Luiz, espero que dê certo!

Fazendo uma busca, achei esse site que tem inclusive um número para suporte aqui no Brasil. Talvez te ajude.

Imagine!