<canvas width="600" height="400"> </canvas>
<script>
var tela = document.querySelector("canvas"); //Criar tela
var pincel = tela.getContext("2d"); //Criar um pincel 2d na tela
pincel.fillStyle = "lightgrey";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20;
var y = 20;
function desenhaCirculo(x, y) {
pincel.fillStyle = "red";
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
pincel.fillStyle = "lightgrey";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
}
function bolinhaPositiva() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y);
x++;
testaX();
}
function bolinhaNegativa() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y);
x--;
testaX();
}
function testaX() {
if(x == 600) {
direcao = true;
}
if(x == 20) {
direcao = false;
}
}
if(direcao) {
setInterval(bolinhaNegativa, 20);
}
else {
setInterval(bolinhaPositiva, 20);
}
var direcao;
</script>