5
respostas

Minha Atividade //

var diaDaSemana = prompt('Ola! Você pode me dizer qual dia da semana é hoje ?');
// Tentei fazer uma variável amazena os dois comandos
var domingo = 'domingo'
var sabado = 'sabado'

// queria usar so uma condição if mais else infelizmente não consegui
if(diaDaSemana == 'domingo'){
    alert('bom fim de semana')
}
if(diaDaSemana == 'sabado'){
        alert('bom fim de samana')
}
else{
    alert('boa semana')
}
5 respostas

Olá Robert, tudo bem com você?

Para utilizar para apenas uma única condicional if, podemos verificar se o dia da semana é sábado ou domingo usando o operador lógico || (OU). Se a condição for verdadeira, ele executa o bloco de código dentro do if e ignora o else. Se a condição for falsa, ele executa o bloco de código dentro do else. Exemplo:

var diaDaSemana = prompt('Olá! Você pode me dizer qual dia da semana é hoje?');

if(diaDaSemana == 'sábado' || diaDaSemana == 'domingo'){
    alert('Bom fim de semana!');
}
else{
    alert('Boa semana!');
}

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Boa noite! e se eu tivesse uma terceira condição verdadeira, como ficaria?

Ficaria dessa forma?:

if(diaDaSemana == 'sábado' || diaDaSemana == 'domingo' || diaDaSemana == 'segunda'){
}
else{
    alert('Boa semana!');
}

Bom dia! Por favor, alguém pode me dizer como faço para rodar meu código no chrome para verificar se está funcionando?

Olá Paulo!

Seu código está correto. Você pode adicionar uma terceira condição utilizando o operador lógico OU || para verificar se diaDaSemana é igual a uma terceira opção. Isso significa que se qualquer uma das opções fornecidas com o operador OU || for verdadeira, o código entrará no bloco dentro do if. É uma forma eficaz de lidar com múltiplas condições em uma estrutura de controle.

Abraços e bons estudos!

Olá Gabriel!

Para testar os seus códigos, você pode criar um arquivo html dentro do Visual Studio Code e escrever códigos JavaScript dentro dele.

Exemplo:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Teste de Códigos JavaScript</title>
</head>
<body>
    <!-- Seus códigos JavaScript aqui -->
    <script>

if(diaDaSemana == 'sábado' || diaDaSemana == 'domingo'){
        }
        else{
            alert('Boa semana!');
        }
    </script>
</body>
</html>

Agora, basta abrir esse arquivo html no seu navegador, seja Chrome ou outro a sua escolha, como mostro no GIF a seguir:

Gif que mostra copiando o caminho do arquivo no VSCODE e abrindo no Google Chrome

Com isso, poderá testar seus outros exercícios, sempre colocando o código JavaScript na tag <script> e abrindo o arquivo no navegador.

Se caso surgir outras dúvidas, recomendo que abra um novo tópico clicando neste link, dessa forma, consigo te ajudar individualizadamente.

Abraços e bons estudos!