Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Mingw não cria o arquivo executável e dá mensagem de erro

Segui os passos da instalação, criei as variáveis e quando dou o comando gcc++ no cmd tudo está correto. Porém ao digitar o comando gcc adivinhacao.c -o adivinhacao.exe ele me dá o seguinte erro:

c:/mingw/bin/../lib/gcc/mingw32/5.3.0/../../../../mingw32/bin/ld.exe: cannot fin d -lpthread collect2.exe: error: ld returned 1 exit status

Já procurei no Google e também não achei solução. Instalei o codeblocks para ver se ia e dá o mesmo erro quando compilo (até quando compilo o programa main do próprio Codeblock).

Não sei mais o que fazer......

6 respostas

Olá Regiane,

como você está gerando um arquivo .exe imagino que você esteja trabalhando com um Windows. Pelo que notei no erro, você instalou o GCC usando o software do MinGW, tanto que é ele que está acusando o erro: c:/mingw/bin/../lib/gcc/mingw32/....

O erro cannot find -lpthread é que ele não encontrou uma lib chamada pthread que o MinGW precisa quando vai compilar o seu programa. Veja se instalando o pthread desse link no Windows você consegue compilar e executar o seu código.

Abraços

Lucas, acessei o site, mas tem diversas pastas. Sabe me dizer qual a pasta que uso e onde posso salvar?

Olá Regiane,

seria interessante você pegar a última versão, aparentemente é a pasta prebuilt-dll-2-9-1-release. No FAQ deles tem um pequeno script de como instalar o pthread no windows, porque você terá que configurar algumas variáveis de ambiente do windows.

Bom, fiz tudo que podia fazer e agora dá o erro:

C:\Users\user\Dropbox\Allura\C>gcc adivinhacao.o -o adivinhacao.exe gcc: fatal error: -fuse-linker-plugin, but liblto_plugin-0.dll not found compilation terminated.

Já localizei esse arquivo, coloquei nas variáveis para ver,mas nada..

solução!

Olá Regiane,

esse erro é bem estranho, porque ele está falando que não encontrou a liblto_plugin-0.dll, mas ela deveria vir no momento em que você instalou o MinGW. Confirma se na pasta onde o MinGW foi instalado tem a liblto_plugin-0.dll? Talvez seja o caso de desinstalar e instalar novamente o MinGW. Verifique também se está instalado a versão do MinGW de 32 ou 64 bits compatível com a sua máquina .

Deve ter sido isso mesmo, desinstalei tudo e instalei o ming pelo codeblock e deu tudo certo. Finalmente! Obrigada pela ajuda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software