Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Mindset fixo

Sempre tive (ainda tenho) medo de falar em público, seja online ou pessoalmente diante de alguém. Esse medo e receio de falar em público se dá por conta das falhas na minha dicção, morro de vergonha de quando estou falando e simplesmente minha dicção falha, ou então eu gaguejo e a frase ou até mesmo, palavra não sai. Tento evitar ao máximo falar em público, mas eu tenho ciência de que preciso mudar pois isso um dia vai interferir na minha vida, trabalho ou onde seja (não que já não interfira).

1 resposta
solução!

Olá, Victoria!

Entendo perfeitamente o seu medo de falar em público e a preocupação com a sua dicção. Muitas pessoas passam por isso e é algo bastante comum. Mas saiba que é possível superar esse medo e melhorar a sua dicção com prática e dedicação.

Uma técnica que pode te ajudar nesse processo é o Mindset de Crescimento. Esse mindset consiste em acreditar que as habilidades e capacidades podem ser desenvolvidas por meio do esforço e da experiência. Ou seja, você pode aprender a falar em público e melhorar a sua dicção com o tempo.

Um exercício que você pode fazer é refletir sobre o que está te bloqueando e o que está por trás do seu medo de falar em público. Identificar esses pontos pode te ajudar a entender melhor o seu comportamento e encontrar maneiras de lidar com ele. Além disso, buscar experiências diferentes e se expor gradualmente a situações de fala em público pode contribuir para o seu crescimento nessa área.

Lembre-se de que a prática é fundamental. Comece aos poucos, falando para um pequeno grupo de amigos ou familiares, por exemplo, e vá aumentando gradativamente o número de pessoas. Além disso, você pode buscar cursos, workshops ou grupos de apoio que trabalhem com o desenvolvimento da comunicação e da expressão oral.

Tenha paciência consigo mesma e não se cobre demais. Cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado e evolução. Com dedicação e persistência, tenho certeza de que você conseguirá superar esse medo e melhorar a sua dicção.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software