1
resposta

MIndset Fixo

Tenho muita insegurança em me impor. Isso acontece porque sempre fui descredibilizada, em que minha opinião não importava. Essa questão ficou ainda mais aflorada em mim, durante a minha primeira graduação. Fiz um curso considerado majoritariamente masculino, então quando precisava dar alguma opinião ou dica, nunca fui levada a sério. Carrego a insegurança comigo desde sempre mas nesse período isso ficou ainda mais dificil de lidar. Tenho trabalhado essa questão pois não quero passar a vida toda "escondida", sem poder me impor por medo.

1 resposta

Olá Beatriz, tudo bem?

Todos nós temos nossa história e nossos comportamentos, sendo esses moldados a partir de nossas experiências e visões e mundo, e é compreensível o seu jeito de ser. Sempre é possível melhorar, e alguma das formas nesse quesito são as seguintes:

• Autoconhecimento: conhecer a si mesma e suas qualidades é um passo importante para se sentir mais confiante. Liste suas conquistas e habilidades e lembre-se de seus pontos fortes.

• Pratique a comunicação assertiva: ser assertiva não significa ser agressiva, mas sim comunicar suas ideias de forma clara e respeitosa. Pratique em situações cotidianas, como pedindo sua opinião em reuniões de trabalho ou discutindo assuntos em grupo. A Alura disponibiliza um curso sobre comunicação assertiva que pode ser útil para você : Comunicação assertiva

• Busque apoio: converse com amigos, familiares ou um profissional de psicologia para obter apoio e feedback construtivo.

• Enfrente seus medos: comece a se expor gradualmente a situações em que precise se impor. Comece com pequenas situações e vá aumentando gradualmente a dificuldade.

• Tenha paciência: mudar comportamentos arraigados leva tempo e esforço. Não se cobre demais e celebre suas conquistas, por menores que sejam.

Lembre-se que, embora não seja fácil, é possível superar essa insegurança e se impor com confiança. Acredite em si mesma e seja persistente em seu objetivo de se tornar mais assertiva.

Agradeço seu comentário e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!