Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Mindset de Crescimento

Sempre interrompia as pessoas quando elas estavam falando, o tom de voz era alto mesmo em uma conversa tranquila, com o curso estou começando a me policiar sobre isso, aprender a escutar mais, não elevar o tom, e comecei a olhar no olho e na boca da pessoa afim de me concentrar somente nela.

1 resposta
solução!

Boa tarde Caio, aqui vão algumas dicas para desenvolver um mindset de crescimento:

Seja você o exemplo. O primeiro passo é você adotar pessoalmente o mindset de crescimento, ou seja, ensinar pelo exemplo. Com uma liderança transformadora, as pessoas se inspiram e se espelham em você. Por isso, é preciso abrir caminho para que os seus liderados encontrem em você uma referência concisa de como agir.

Antes de falar sobre aquilo que você espera da sua equipe, torne-se a melhor pessoa em executar aquilo. Do contrário, você não terá moral para exigir que eles mesmos se posicionem dessa maneira. Portanto, não tenha medo de assumir riscos, aprender com seus erros, investir em conhecimento e dar a volta por cima quantas vezes forem necessárias.

Fale dos benefícios de focar no crescimento. As pessoas não estão necessariamente conectadas com o que você está pedindo que elas façam, mas, sim, com os benefícios que podem obter com aquilo. Portanto, dê a elas o que precisam: motivos, razões e vantagens efetivas de encararem os obstáculos com essa mentalidade de crescimento.

Muitas vezes, será preciso explicar justamente que quanto mais as pessoas crescem, mais oportunidades elas encontram pelo caminho, mais elas se aprimoram, mais fortes, potentes e competentes se tornam. Em alguns casos, é preciso frisar que não é apenas a empresa que se beneficiará disso.

Ofereça oportunidades reais de crescimento. Não adianta falar sobre a importância de adotar um mindset de crescimento se você não proporciona oportunidades reais para o seu time. E o que seriam essas oportunidades? O suporte para o aprendizado, as mentorias, um programa bem-estruturado de treinamento e desenvolvimento.

Esse também é um modo de mostrar que você acredita no potencial da equipe e que quer vê-la crescendo. Hoje, é cada vez mais fácil criar esses canais de capacitação e proporcionar vivências ricas para todos, mesmo dentro do ambiente corporativo, seja por meio da gamificação, dos programas EAD ou da cooperação entre pares.

Mostre a mudança como algo positivo. Muitas pessoas associam um mindset de crescimento à necessidade de assumir mudanças, o que pode ser associado a algo difícil e até chato. Ajude sua equipe a superar essa visão, afinal, ela é o exato oposto do que você deseja.

Mostre que a mudança é algo inevitável, mas que, mesmo assim, cada um pode torná-la um processo positivo e muito construtivo, até agradável de ser encarado. Abraçar coisas novas pode ser um verdadeiro abrir de portas para oportunidade inimagináveis.

Ajude a aprender com os erros. Você pode ser o maior facilitador do aprendizado da sua equipe. Para isso, não espere que eles passem por isso e superem os desafios sozinhos. Seja o apoio que eles precisam para tirar as melhores lições das situações que se apresentam.

Um mindset de crescimento não garante imunidade aos erros, pelo contrário. No entanto, pode ser que, principalmente no início, seja um pouco difícil para os colaboradores identificarem o gargalo. Mas você, com a sua experiência, pode ser a ponte entre o erro e o acerto.

Espero ter ajudado, bons estudos!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software