1
resposta

Migration para versionar Banco de dados Wordpress

Diante da possibilidade de haver alterações e incrementos no banco de dados de um projeto wordpress, é possível versionar essas alterações através de migrations por exemplo, assim como alguns frameworks PHP (estilo Laravel)? Eu queria versionar o projeto no git. Consigo versionar o código numa boa, mas as alterações feitas no banco não encontrei um jeito de versioná-las também.

1 resposta

Olá Elton,

Normalmente a estrutura de um banco de dados do wordpress nunca vai mudar.

Mas caso sejam feitas algumas alterações e seja preciso versionar isso, acredito que algo mais simples como exportar o banco para sql já resolve o problema, o resultado não é tão claro e organizado como o das migrations do laravel por exemplo, mas você ainda terá a estrutura do banco salva e o histórico de mudanças.

Você pode encontrar a opção para exportar a estrutura de seu banco no phpmyadmin ou pode utilizar a ferramenta mysqldump.

Se preferir algo mais completo eu encontrei a biblioteca dbv em php que gerencia as versões de um banco, eu nunca utilizei ela então não sei se funcion bem.

Se o que você quer salvar sejam as informações cadastradas, o melhor é exportar o banco completo pelo mysqldump, phpmyadmin ou por algum plugin de backup. Só lembrando que essas informações não devem ser salvas no git, apenas a estrutura do banco.