1
resposta

Migrar de carreira

Eu confesso que ando fazendo muitos cursos ao mesmo tempo. Ultimamente resolvi focar em apenas um, mas, percebi que um puxa o outro que puxa o outro. A questão que me envolve não é sobre ter conhecimento ou aprender, mas sobre oferecer meu serviço sem ter nenhuma experiência. Montar um currículo e ter os certificados validados no linkedin é só uma ponta do iceberg. E mesmo que a Alura ofereça e incentive a prática, é muito dificil ser notado nessa mar de tanta gente já experiente. O que vocês indicariam? Como criar um portfólio sem ter experiência na área?

1 resposta

Olá, Nathalia! Como está?

Entendo perfeitamente sua preocupação em se destacar em um mercado competitivo e a dificuldade de criar um portfólio sem experiência prévia na área.

Primeiramente, é importante lembrar que todas as pessoas começam de algum lugar e a falta de experiência profissional não significa que você não possa demonstrar suas habilidades e conhecimentos, ok?

Aqui vão algumas sugestões:

  1. Projetos Pessoais: Uma das maneiras mais eficazes de começar a construir um portfólio é através de projetos pessoais. Você pode criar um projeto que demonstre suas habilidades em UX. O importante é mostrar o processo que você seguiu, desde a pesquisa e concepção até a implementação.

  2. Trabalhos Voluntários: Outra opção é oferecer seus serviços de forma voluntária para organizações sem fins lucrativos. Isso pode ajudá-la a ganhar experiência prática, além de contribuir para uma boa causa.

  3. Participar de Desafios de Design: Existem várias plataformas online que oferecem desafios de design. Esses desafios podem ser uma ótima maneira de praticar suas habilidades e adicionar projetos ao seu portfólio.

  4. Estudos de Caso: Mesmo que você não tenha experiência de trabalho, você pode criar estudos de caso baseados em projetos hipotéticos. Isso pode demonstrar seu pensamento de design e como você abordaria um problema do mundo real.

Lembre-se, o mais importante em um portfólio é demonstrar seu processo de pensamento, suas habilidades de resolução de problemas e sua capacidade de criar designs centrados na pessoa usuária e, com certeza, você já é uma profissional excelente e logo poderá aplicar todo seu conhecimento no mercado!! Estou na torcida!

Espero ter ajudado e se tiver qualquer dúvida me fale.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software