Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Migração do Fireworks para o Photoshop, quais os passos básicos?

Olá.

Desde 2000 utilizava o Fireworks para produzir os meus layouts, sempre achei essa uma das melhores ferramentas que se trabalhava bitmap e vetor na mesma interface.

No entanto a Adobe descontinuou essa ferramenta e por mais que os atalhos sejam semelhantes, estou tendo dificuldades para me adaptar.

Alguém aqui passou ou está passando pelas mesmas dificuldades?

Como vocês tem resolvido essa questão? Quais são os procedimentos básicos de adaptação?

Conto com a ajuda de vocês.

5 respostas

Cara eu vou continuar usando o fireworks tranquilamente, a descontinuidade só quer dizer que irão focar no creative cloud e parar de liberar releases do fireworks.

solução!

Denis,

Acredito que qualquer ferramenta você começa a dominar depois de muitas horas de uso.

Uma dica é pegar algum layout que você fez no Fireworks, e tentar criá-lo no Photoshop.

Os cursos de Photoshop aqui na Alura também podem te ajudar bastante. Começaria por esse.

Abcs!

Renan Duarte, obrigado por seu retorno.

Eu pensei em utilizar essa solução também, mas tenho como objetivo prospectar agencias digitais para terceirização de trabalho.

Logo de primeira, eu esbarrei em uma agencia que só aceita layouts em PSD.

Considerando que a Adobe descontinuou o FW, isso é um risco com grande potencial.

De toda forma, muito obrigado por sua resposta.

Natan de Souza Fonseca, muito obrigado por seu retorno.

O Photoshop é sem sombra de dúvidas uma ferramenta excelente, mas ainda não consegui me adaptar em trabalhar praticamente tudo em bitmap.

Sim, eu sei, o Photoshop também trabalha com vetores, assistirei a aula que você recomendou para ver se encontro soluções para os meus problemas de adaptação.

Pensei em fazer uma interação entre o Illustrator e o Photoshop, apesar de não curtir muito utilizar 2 programas para resolver coisas que eu fazia com somente 1.

De toda forma, muito obrigado por sua participação.

Denis, infelizmente você vai ter que adaptar algumas das suas maneiras de trabalhar. Eu apanhei bastante na transição do Fireworks para o Photoshop, principalmente com as ferramentas de distribuição de elementos, que eram precárias no Photoshop. Minha recomendação é que você altere seu layout para diminuir um pouco a diferença visual, ou altere completamente e utilize a opção Graphic e Web. Além disso utilize a aba Proprieties (Window>Proprieties) para trabalhar com as Shapes. A melhor vantagem do Photoshop atualmente é poder exportar shapes para SVG e PNG dentro da própria aba de layers do Photoshop. Concluindo, é uma pena que o Fireworks tenha sido descontinuado, pois realmente era um software muito bom, espero até hoje que a iniciativa da comunidade para que o código se tornasse Open Source se concretize.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software